Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostrou que jogar videogame pode deixar os idosos mais felizes e com uma maior sensação de bem-estar.
Para realizar o estudo, os pesquisadores perguntaram a 140 pessoas com idade igual ou acima de 63 anos quantas vezes eles jogavam videogame (e se é que jogavam). Em seguida, os participantes passaram por uma bateria de testes para avaliar o seu bem-estar emocional e social.
Dentre os idosos que participaram do estudo, 61% alegaram jogar videogame ocasionalmente, enquanto 35% jogavam pelo menos uma vez por semana. O resultado dos testes foi que aqueles que jogam videogame, mesmo ocasionalmente, apresentaram níveis mais elevados de bem-estar, enquanto aqueles que não jogam relataram emoções negativas e uma tendência a serem direcionados para níveis mais elevados de depressão.
Agora a Universidade planeja elaborar um estudo para determinar se os jogos digitais realmente melhoram a saúde mental de adultos mais velhos. Sem dúvidas, é uma ótima maneira de exercitar o cérebro, e, dependendo do tipo de game, até mesmo o corpo.
Já vimos outros estudos que apontaram que os games podem ajudar a melhorar a saúde dos idosos de outras maneiras. É o caso de pacientes portadores do mal de Parkinson, que utilizavam jogos do Nintendo Wii como forma de auxiliar nos movimentos fisioterápicos.
Portanto, lembre-se de chamar seus avós para uma partida mais light qualquer dia desses!
Sem comentários:
Enviar um comentário